quinta-feira, agosto 13, 2009

Touçinho do céu de Murça

Touçinho do céu de Murça
Doce Conventual

Ingredientes
500 g de açúcar
125 g de miolo de amêndoa
125 g de doce de chila
20 gemas de ovos
canela q.b.
2 colheres de sopa de farinha
margarina, açucar em pó e farinha

Preparação
Pele as amêndoas e rale-as. Peneire o açúcar e leve ao lume com um copo de água. Deixe ferver até obter ponto de fio (103ºC)(Até começar a fazer uma espuma branca). Junte o doce de chila e deixe ferver mais dois a três minutos. Acrescente as amêndoas e mantenha ao lume até a mistura atingir ponto de estrada muito fraco (109 a 110º C)(quando passar a colher e criar-se uma espécie de estrada, que deixa ver o fundo do tacho). Retire logo do lume e deixe arrefecer ligeiramente. À parte, misture as gemas e junte-as em fio e mexendo sempre à mistura anterior. Leve novamente ao lume para engrossar um pouco, mas tendo o cuidado de não deixar ferver. Retire, (junte a canela), e deixe novamente arrefecer. Unte com margarina e polvilhe com farinha uma forma relativamente grande (cerca de 1,5 litros de capacidade). Espalhe uma colher de farinha sobre o fundo da forma e deite lá dentro o preparado. Polvilhe a superfície com outra colher de farinha. Leve a cozer em forno bem quente (200 a 250 ºC), previamente aquecido. O toucinho do céu está pronto quando introduzir uma faca e esta sair quente e limpa (sem doce agarrado). Não deixe cozer de mais, senão fica seco. Desenforme e sacuda o excesso de farinha. Polvilhe com açúcar em pó ou, se quiser seguir a tradição, corte o doce em fatias, passe-as por açúcar e guarde-as numa caixa forrada com papel de seda recortado.

Notas:
Quem quiser junte a canela, pelo que eu vi..e vi várias receitas, eram raras aquelas que levavam canela, por isso suponho que a original não deve levar, mas como eu adoro canela pus, e armei me em esperta e pus de mais... em vez de por uma colher devo ter posto umas três... mas sem medir claro abri o pacote da canela e simplesmente despejei...é o que dá a esperteza!
É um doce muito bom, eu sei leva 20 gemas... pois...mas foi para festejar lol...os meus 24 anos... (desculpas...lol). É bom festejar a vida...mesmo quando este ano tem sido, para mim, um terror a nível de mortes..., conhecidos e chegados já morreram 6, entre suicídios e doenças..., vamos ver até ao final do ano quantos mais morrem...! Já estou por tdo!
E por estes lados só me apetece comer e beber, beber e comer... Imagino se eu não pudesse comer e beber... e beber e comer...
Bem e como neste momento e futuramente não tenho nem terei tempo para visitar os blogs do costume assiduamente, vou desactivar os comentários. Também qualquer coisa tem o meu email.


"A democracia em que vivemos é uma democracia sequestrada, condicionada, amputada..."