quarta-feira, junho 17, 2009

Picar cebolas (sem chorar lol) :)

No livro Escola de Cozinha, Técnicas de Preparação e Receitas, encontrei uma explicação muito fácil para picar cebolas, alhos e chalotas :)
Então é assim:
1.Retire as raízes. Tire a casca da cebola e corte-a longitudinalmente ao meio.
2. Coloque a primeira metade com a parte plana sobre a tábua de cortar.
Corte-a em pequenas fatias no sentido do comprimento com cuidado para não as levantar da tábua.
3. Corte as fatias horizontalmente sem as levantar.

4. Comece em seguida a cortar a cebola transversalmente. Para que fique mais fina, continue a cortá-la até atingir o ponto desejado.
Nota:
Tanto no sentido do comprimento como horizontalmente nunca corto ate a outra ponta da cebola... deixe sempre a outra ponta sem estar cortada para ser mais fácil picar, porque senão ela desfaz-se toda...

10 comentários:

Smsn-artes e ideias disse...

excelente dica!! mas eu como uso um picador da tupperware facilita e muito, porque picar cebola era das coisas que mais detestava ate ter o picador, agora não custa nada :P

bjssssss

Menina Miminhosm disse...

Eu dá-me é preguiça de usar o picador...mas não gosto nada de cortar cebolas pk 'xoro' imenso...eheh! Excelente dica. jinhos.

Delícias e Talentos disse...

Eat não conhecia!
Normalmente passo a faca por água morna e costuma resultar...
Mas hei-de experimentar assim! :)

G' disse...

Estas dicas dão'me imenso jeito, já que eu farto'me de chorar cada vez que pico uma cebola :p

Beijinhos*

Elisabete disse...

Maravilha, vamos lá a testar. beijocas

Larana Colorida disse...

mas que bela dica amiguinha
Ma continuo a preferir a picadora, lol.

bjos

Luciana Macêdo disse...

Dicas são sempre bem vindas.
Bjs!

Inês disse...

Pois, quando é à mão chorar é praticamente inevitável! Ainda bem que inventaram os picadores! O mesmo com o odor que fica nas mãos.. uma desgraça!

Olguinha disse...

que boa dica!! eu farto-me de chorar

Patyxa disse...

eu prefiro assim, ja experimentei com a picadora e não gostei, assim fica sempre ao meu gosto...:)
beijokas e obrigada pelos comentários