quinta-feira, fevereiro 05, 2009

Bacalhau à S. Lourenço da Montaria







Esta receita veio o ano passado na revista segredos de cozinha, desde ai que a faço, gosto mto, parece que é uma receita regional da Vila Praia de Âncora (Minho).
Updated
E agora fiquei a saber que esta receita é original do Hotel Meira, pelo que eu li na ementa
o chef do restaurante Dona Belinha, chama-se Manuel Rocha, e a receita é original do Senhor Abel da Chocalha.
Nome da Receita:Bacalhau à S. Lourenço da Montaria
Número de pessoas: 4 pessoas
Ingredientes:
900 g de postas de bacalhau demolhado
2 ovos
800g de batata
2 cebolas médias
50ml de azeite
2c.sopa de vinagre
1 folha de louro
2 dentes de alho
100g de presunto fatiado
1 ramo de salsa
farinha de milho para panar
óleo para fritar
sal e pimenta q.b.
Preparação:
Mergulhe as postas de bacalhau em água quente. Escorra-as, passe-as por farinha de milho e frite as em oleo abundante. Retire as, escorra-as sobre papel absorvente e reserve. Coza os ovos em agua abundante,temperada com sal, por nove minutos.Descasque as batatas, corte-as às rodelas e frite-as em óleo quente. Escorra-as sobre papel absorvente e reserve.Corte a cebola ás rodelase leve-as ao lume com o azeite. Quando a cebola estiver translúcida, verta o vinagre e tempere com sal,pimenta,o louro e os alhos picados.Coloque as postas de bacalhau fritas numa travessa e coloque em cima de cada uma fatia de presunto e o ovo cozido, cortado às rodelas. Cubra coma cebolada bem quente e disponha as batatas à volta. Polvilhe com salsa picada e sirva.

3 comentários:

Mary disse...

Por acaso desconhecia esta variação com bacalhau!
Adorei e vou levar a receita! LOL:)

Anónimo disse...

Conheço muito bem esta forma de confecionar o bacalhau. Duma forma geral esta correcta e uma foto bem tirada. Só um pequeno senão: alem de mencionar, como muito bem fez, a Vila Praia de Ancora devia tambem salientar o Hotel Meira nessa mesma vila e de onde a receita é original. o chef deste hotel e de uma aldeia chamada Amonde muito proximo de S. Lourenço da Montaria. Dai o nome....

Patyxa disse...

Olá senhor Anónimo peço imensas desculpas, desconhecia completamente esse facto, pois como digo no inicio da receita, ela foi retirada da revistas segredos de cozinha, e lá não fornecia mais nenhuma informação.
Vou corrigir a receita colocando o link para o hotel, agora quanto ao chef estou na dúvida, porque na ementa que eu vi agora mesmo diz que o chef do restaurante Dona Belinha chama-se Manuel Rocha, mas no menu ao acompanhar o nome da receita, parece que a mesma é original do Sr. Abel da Chocalha.
Ficava agradecida se me esclarecesse...
beijo e obrigada pela visita